Como lavar e passar roupas bordadas

Lavar e Passar Roupas Bordadas

Lavar e passar roupas bordadas

Temos por costume  lavar e passar roupas bordadas à máquina. Usamos o programa para roupas delicadas e também o sabão para roupas delicadas (tipo Ola ou Coquel).

Se você prefere lavar à mão os seus bordados, evite esfregar: os sabões para roupas delicadas dispensam isso. Basta colocar a roupa de molho e de vez em quando apertá-la para sair a água: você verá que a cada apertada sai um pouco da sujeira.

Para secar, usamos a secadora, mas também podem ser secadas no varal, de preferência na sombra.

Os bordados devem ser passados de preferência pelo lado avesso. Ao passá-los pelo lado direito, principalmente se forem bordados com ponto cheio ou ponto cruz , o calor do ferro “achata” os pontos, tirando sua textura original. Uma vez feito isso, não há como voltar o bordado à sua aparência primitiva.

Os tecidos de algodão e linho são difíceis de “esticar”. Para eles, costumamos usar um pouco de goma, que jogamos em cima do pano com um borrifador antes de passar. Você pode comprar a goma pronta, no supermercado, ou fazê-la em casa mesmo: basta misturar uma colher de sopa de amido de milho (maisena) em um litro de água, e juntar um pouco de amaciante de roupa nessa mistura, para tirar o cheiro do amido.

Posted in Aeté Faz Assim and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *