Bordado de aplicação

Bordado de aplicação. O que é isso?

Bordado de Aplicação, ou Apliquée, ou Apliquê,

Bordado de aplicação é um tipo de bordado em que grandes agrupamentos de pontos são substituídos por pedaços de tecido. Esses tecidos são “aplicados” ao tecido que está sendo bordado, por meio de tipos de pontos apropriados para essa função.

Assim, obtém-se um trabalho mais leve e algumas vezes (nem sempre) terminado com maior rapidez.

Os tecidos “aplicados” no bordado são presos por “ponto cheio” ou por “ponto caseado” (“ponto de casear”). Esses pontos permitem ao mesmo tempo fixar o tecido no lugar e impedir que as bordas se desfiem.

Atualmente existem papéis termo colantes especiais que auxiliam nessa tarefa, mantendo firmemente no seu lugar o tecido que vai ser aplicado.

Além dos pontos para fixação da aplicação, são usados outros pontos frequentes em bordados. Por exemplo: o ponto atrás, o ponto de haste, o ponto cheio, que se encarregam de mostrar os detalhes das figuras que estão sendo aplicadas, como cabelo, olhos, miolos de flor e outros.

O bordado de aplicação é muito utilizado em peças de patchwork e em roupas para bebês. A menor quantidade de pontos proporciona menor volume e maior maciez ao bordado final. Pode ser utilizado em imagens delicadas e cuti-cutis, ou em outras mais fortes e cheias de vigor. Tudo depende (além da imagem escolhida, é claro), das estampas dos tecidos e das tonalidades das cores  escolhidas para o bordado.

O que antigamente (não muito antigamente) era feito à mão, passou a ser feito em máquinas de costura mecânicas. Atualmente é feito em máquinas de bordar computadorizadas. Mas a essência do bordado não muda. Como também não muda a qualidade do bordado, que, naturalmente, depende da percepção de perfeição do artesão que borda.

Aplicação computadorizada

Quando se trata de bordados computadorizados, em que o trabalho do apliqué começa bem antes do “bordar”, propriamente dito, a perfeição depende, além do bordador, da pessoa que programa o bordado. Detalhes, que no bordado à mão podem ser resolvidos no decorrer do trabalho, precisam ser pensados e resolvidos com antecedência. Muitas vezes é necessário um tipo de “roteiro” para o bordador seguir e assim extrair o máximo da “matriz” programada.

Eis o resultado de um bordado de aplicação feito em máquina de bordar computadorizada:

Bordado de aplicação - Manta Caíque

Bordado de aplicação – Manta Caíque

Bordado de aplicação - Almofada Akiko

Bordado de aplicação – Almofada Akiko

 

 

 

 

 

 

 

As aplicações foram feitas com ponto cheio. Os traços dos olhos e do nariz, com ponto atrás.

Visite nossa loja virtual!!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Posted in Aeté Explica, Aplicação and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *